escola
o que achas deste site ?
exelente com informaçao
muito bom
bom
ajuda
mau
terrivel
orroroso
pessimo
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (78 votos)




ONLINE
2





Partilhe este Site...



(Página sem titulo)

(Página sem titulo)

Carlos Lineu (1707-1778) - Os sistemas de classificação que foram propostos ao longo dos tempos nunca satisfizeram completamente. Foi em meados do século XVlll que Carlos Lineu, cientista sueco, propôs um sistema de classificação que abrangia todas as espécies de seres vivos que conhecia, os quais dividiu por dois reinos (Animal e das Plantas). Este sistema, embora com alterações, ainda hoje é adoptado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo Lineu, o grupo que abrangia maior variedade e número de indivíduos era o REINO. Este subdividia-se em agrupamentos cada vez com menor número de seres que, por sua vez, se subdividiam noutros, e assim sucessivamente até se chegar à ESPÉCIE.

Reinos

 

Exemplo da classificação, do REINO à ESPÉCIE, do sobreiro


Sobreiro

REINO Plantae
DIVISÃO Tracheophyta
CLASSE Angiospermae
SUBCLASSE Dicotiledonae
ORDEM Fagales
FAMÍLIA Fagaceae
GÉNERO Quercus
ESPÉCIE Quercus suber

 

O grande florescimento da TAXONOMIA deveu-se a este homem com a sua obra Systema Naturae, no qual propôs um sistema de classificação coerente que serviu, como atrás se disse, de base aos sistemas modernos. O principal critério usado por Lineu era a estrutura anatómica do organismo.

Actualmente, são utilizados critérios como: morfologia, simetria do corpo, tipo de nutrição, organização estrutural, cariologia, embriologia e dados bioquímicos. Nenhum critério pode ser utilizado com carácter de exclusividade.

A ESPÉCIE é a unidade básica da classificação de agrupamento natural, pois baseia-se no isolamento reprodutor das populações que a constituem.

Escrito por gabriel ramos